Microagulhamento Para que Serve-Como Age-Onde Encontrar

Oque é Microagulhamento

Para que Serve- Como Age- Onde Encontrar .

Microagulhamento para que serve-comoageno corpo-onde encontrar no boqueirao
O microagulhamento é um tratamento muito utilizado pelos profissionais de estética devido a comprovação da eficácia  para  tratamentos  de rugas, estrias, flacidez de tecido e para diminuir cicatrizes de acne,  através de estimulação feita com micro-agulhas que penetram na derme e fazem punturação na pele, aumentando a permeação de ativos e favorecendo a formação natural de novas fibras de colágeno, proteínas esta que dão firmeza e sustentação a pele.

É sempre bom lembrar que, este tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados e habilitados em tratamentos estéticos, pois os mesmos saberão avaliar, o tipo de pele,(hidratada, lipídica, flácida, espessa, fibrosa, envelhecida) foto tipo, injuria ou pressão utilizada no aparelho, tamanho da agulha necessária e produtos com ativos adequados que potencialização do tratamento, visando melhor resultado.

Embora seja um procedimento seguro, trata-se de uma estimulação inflamatória, que somente profissionais da área da saúde conseguem controlar o nível inflamatório pelo risco eminente de contaminação na pele ocasionado por agentes infecciosos.

Forma de ação do Microagulhamento  no Tecido Após  Procedimento:


Quando o tecido é manipulado com os rolos de agulhas, ela gera micro perfurações na pele, e como resposta fisiológica, o organismo rapidamente entra em processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo, (Cicatrização).

A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido.

Este Processo passara por três etapas:

Etapa inflamatória: dura entre 48 e 72 horas e é caracterizada pela presença dos sinais da inflamação: dor, calor, rubor e edema.

O processo inflamatório combate os agentes agressores (neste caso a lesão ocasionada pelas agulhas) e deflagra uma série de acontecimentos que reconstituem o tecido lesado e possibilitam o retorno da função fisiológica ou a formação de tecido cicatricial.

Etapa proliferativa: dura entre 12 e 14 dias e é caracterizada pela produção de colágeno e pela intensa migração celular, principalmente de queratinócitos, promovendo a reepitelização.

Etapa de maturação (remodelação): tem duração indeterminada e é caracterizada pela reorganização do colágeno, que adquire maior força tênsil.

Com isso aquele tecido que estava flácido, rugoso ou rompido, após ter sofrido esta agressão pelas agulhas, no processo de reegeneração  passa a ter uma estimulação maior de nutrientes , produzindo assim colágenos e elastina consequentemente recuperando o tecido do local lesionado.

Após este período que finaliza no 30º dia, a pele já estara apropriada para a próxima sessão.

A Escolha Certa no Comprimento da Agulha utilizada Definira o Resultado Ideal.

micropigmentacao-profunfidade das agulhas-ADRIANE FIGURA

Os exames microscópicos efetuados por alunos da Pós-doutorado pela UniversidadeFederal de Pernambuco (UFP),  imediatamente após o procedimento revelou dilatação anormal dos
vasos com extravasamento de hemácias, alcançando  a derme papilar (camada mais superficial da derme) com agulhas 0,5mm e estendendo-se à derme reticular (Camada mais profunda da derme),com as agulhas de maior comprimento. 

Os autores apresentaram classificação da injúria em leve, com as  (agulhas de 0,5mm), moderada com as (agulhas de um e 1,5mm) e profunda com as (agulhas de dois a 2,5mm).
Imagem de agulhas do rolo de micropigmentacao ampliada-Adriane Figura
Imagem ampliada do rolo com agulhas

Concluindo que; o microagulhamento pode ser indicado para amplo espectro de alterações
quando o propósito é o estímulo da produção de colágeno. O que  é o objetivo dos profissionais de estética quando trata- se de flacidez, rugas e estrias.

Sabendo a relação entre o comprimento da agulha utilizada e o dano que ela provoca na pele facilita ao profissional a escolha do rolo com agulhas mais indicadas para o tratamento necessário, produzindo o melhor resultado de acordo com as expectativas do paciente.

Agulhas com o comprimento de 0,25mm até 0,30mm, poderão ser  utilizadas para tratamento de machas e rejuvenescimento, pois suas microperfurações, ativa o sistema imonológico melhorando  a nutrição do local e na entrega de ativos.

Agulhas superiores a 0,50mm ja conseguem alcançar a derme, consequentemente sua agressão auxiliara na produção de colágeno e elastina. Principais proteínas para evitar flacidez, rugas e preenchimento de tecido rompido como no caso das estrias.


Veja algumas Contra Indicações para Microagulhamento

Infelismente apesar dos beneficios que o Microagulhamento proporciona e necessario tomar alguns cuidados  caso a paciente possua:
  • Cicatrizes queloidianas
  • Diabetes
  • Doenças Neuromusculares
  • Distúrbios hemorrágicos
  • Distúrbios Vasculares
  • Corticoterapia aguda ou Crônica
  • Deficiência Anticoagulante
  • Verrugas
  • Câncer de Pela
  • Ceratose solar
  • Infecção  Cutânea
  • Pele Sensível ou com algumas patologias
  • Gravidez
  • Acne Aguda
  • Herpes ativa
  • Uso de Roacutam( mínimo 6 meses)
  • Rosasea ativa
  • Alergia( metal e cosméticos)
  • Pele queimada pelo sol

Este Procedimento Poderá Causar certo Desconforto .

Apesar do tratamento ser com agulhas de  comprimento muito pequeno, (milímetros) não é totalmente indolor, pois nossos receptores de dor estão na camada superficial da pele. Mas o grau da dor  varia muito de pessoa para pessoa.
Para alivio e  alegria de todos, o anestésico subcutâneo auxiliará para minimizar este desconforto.
Isso também dependera da finalidade do Microagulhamento, pois se a ideia será apenas a permeação de ativos, no caso de tratamentos para manchas, que são utilizadas agulhas de 0,25mm ate 0,3 mm, não será necessário, isso dependendo do grau de sensibilidade da paciente.
Já se as agulhas escolhidas para o tratamento forem superiores a 0,5mm, propomos anestésico subcutâneo.

Conheça o Passo a Passo para administração do Microagulhamento:
  1. Colocar luvas
  2. Limpar e esfoliar a pele com produtos compatíveis com o tipo de pele da cliente.
  3. Colocar anestésico na região a ser tratada, caso acha necessidade.
  4. Retirar o excesso de produto anestésico.
  5. Se colocar anestésico voltar para o passo numero 1º ,  a limpeza,  para a retirada total do produto anestésico.
  6. Tonificar
  7. Desinfetar com Clorixodina ou álcool 70%
  8. Colocar luvas estéreis
  9. Iniciar o deslizamento com  o rolo de agulhas em direções opostas, conforme protocolo de Microagulhamento.
  10. Após o deslizamento limpar a área com gase e soro fisiológico ambos  estéril.
  11. Lembre-se que esta área esta aberta a agentes infectantes, todo o cuidado para que não acha contaminação devera ser tomada.
  12. Colocar produtos com fatores de crescimento, exclusivo para Microagulhamento, livre de pigmentos, odores e óleos.

O Resultado dependera de alguns Fatores.

A produção de Colágeno passa gradativamente a ser em menor quantidade após os 25 anos de idade.
Com isso podemos entender que uma pessoa com 40 anos terá uma produção menor de colágeno que uma de 30, ou de 20 anos. Desta forma  a idade do paciente interfere sim no resultado.
Outros agentes externos também influenciam no resultado: pacientes fumantes, exposição ao nível de estresse, pacientes que consomem alimentos que causam inflamação.


Produtos 
Após Microagulhamento para uso em casa.

Lembre se que o fato de comermos um alimento nutritivo em um determinado dia, não garante que nos demais dias estaremos sendo devidamente nutridos se não consumirmos novamente alimentos que proporcionem esta nutrição. 
O mesmo acontece com o Microagulhamento, será necessário continuar com uso de produtos HOME CARE, todos os dias conforme orientação da profissional, para que seu tratamento tenha o resultado esperado.

Cuidados após Microagulhamento


  1. Após a realização da técnica, a pele ira apresentar a Etapa inflamatória (leve descamação, vermelhidão, ardor e um leve edema, além de sensibilidade ao frio, calor e principalmente ao sol).
  2. Por este motivo  NÃO poderá expor se a nenhuma espécie de CALOR ou VAPOR quente, para evitar um novo processo, que será o de hiperpigmentação onde ocorrerão manchas indesejáveis.
  3.  Não é recomendado o uso de nenhum FPS por até 12h após ter realizado o microagulhamento.
  4. Após esse período o fotoprotetor é OBRIGATÓRIO.
  5. Evite exposição solar nos primeiros 30 á 45 dias e sempre usar filtro solar adequado a pele, se puder use com cor para potencializar a proteção, lembrando de reaplicar o fotoprotetor conforme a recomendação na embalagem do produto. 
  6. Cuidar com a hidratação do seu corpo, ingerindo água, pois é essencial para mantermos a pele saudável e cuidar com a alimentação evitando alimentos gordurosos que aumentam a inflamação do corpo. 
Seguindo estas sugestões você ira potencializar o resultado de qualquer tratamento estético.

Agora que você já conheceu tudinho sobre Microagulhamento, agende seu horário com nossas profissionais,  para uma avaliação sem compromisso e desfrute desta técnica.

Clique no link abaixo e  Saiba mais sobre: 

Técnica de Microagulhamento para Prevenir e Reduzir as Estrias.

Agende seu horário (41) 998242873



  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACNE NA ADOLESCÊNCIA

Oque é Micropigmentação, Dermopigmentação ou Maquiagem Definitiva ?