ACNE NA ADOLESCÊNCIA

CAUSAS E TRATAMENTOS


A acne vulgar é uma dermatose crônica de etiologia multifatorial frequente em 85% da população, sendo mais comum em adolescentes. Com um número estimado de 60% no público feminino, e 70% no masculino, podendo haver regressão após os 20 anos de idade e persistir na idade adulta. 

Esta Dermatose ocorre em todas as etnias, menos intensa entre orientais e negros.
A incidência da acne na adolescência atinge cerca 66%, na faixa etária entre 11 e 20 anos, onde os picos de maior incidência no sexo feminino entre 14-17 anos e entre 16-19 anos nos rapazes, pela alta freqüência de distúrbios endócrinos.

As peles  lipídica (excesso de oleosidade), mais comum em adolescentes, ocorre pela produção em excesso de sebo, espalhando-se pela mesma e dilatando os óstios (poros) foliculares. Nesse tipo de pele o sebo é produzido em excesso pelas glândulas sebáceas e a degradação dos lipídeos presentes na superfície da pele .


A princípio inicia por comedão (cravos) fechado ou branco, não tão visível, mas palpável. Com a evolução do processo e o acúmulo de conócitos e sebo, há formação de comedões  aberto ou negro, ou seja, é a lesão elementar e primária da acne. Os comedões são formados por 20 á 60% de água, 20% de lipídeos, 15% de compostos nitrogenados, 1% de aminoácidos essenciais e microrganismos.



FATORES DESENCADEANTES DA ACNE

Pré Disposição Hormonal
A influência hormonal é um fator coadjuvante na etiopatogenia da acne vulgar, exerce papel vital para o surgimento e/ou manutenção do quadro dessa dermatose em alguns de seus portadores. Os andrógenos estimulam o desenvolvimento e secreção da glândula sebácea como por exemplo, o sulfato deidrostestosterona, hormônio responsável pelo aparecimento de pelos pubianos e axilares, seborreia, odores axilares e acne.

Período Menstrual
Quanto à relação do agravamento da acne com o período menstrual, pode ser explicado, dois dias que antecedem o início da menstruação, onde ocorre a diminuição do diâmetro de abertura do folículo pilossebáceo, ou seja, a redução do fluxo do sebo para a superfície da pele. Sabemos que a presença de colônias de bactérias na camada externa da pele reage com o sistema natural de defesa do organismo gerando uma reação inflamatória, produzindo a Acne.

 Hereditariedade
A hereditariedade também tem um papel importante em relação ao tamanho e a atividade da glândula sebácea na puberdade, que é a estrutura alvo da acne em jovens. Quando o pai e a mãe apresentam quadro clínico da acne, há mais chances do comprometimento dos filhos. Essa influência genética será proporcional ao grau da dermatose, que ocorre sobre o controle hormonal, a hiperqueratinização folicular e a secreção sebácea, mas não sobre a infecção bacteriana.

Alimentação
Quanto à dieta, de acordo com os dermatologista não acreditam que haja relação entre acne e alguns tipos de alimentos. Porém, recentemente foi demonstrado que a ingestão de alimentos com carga glicêmica elevada leva a hiperinsulina, o qual age sinergicamente com a deidrostestosterona na unidade pilossebácea, estimulando a produção de sebo, podendo estar implicado no aparecimento da acne.


ASPECTO EMOCIONAL 

Autoestima
Em um estudo acadêmico realizado por alunos da Universidade Tuiuti no Paraná, constatou-se que acne, principal afecção cutânea na adolescência, pode causar distúrbios emocionais, deixar cicatrizes permanentes, causar efeitos negativos no desenvolvimento e na autoestima do adolescente.  
Outro aspecto a ser considerado, é o grau de sofrimento da acne psicossocial e stress do paciente. A aparência, preocupa os adolescentes. Mesmo lesões leves podem influenciar na autoestima e no comportamento dos adolescentes sendo em alguns casos mais graves, necessário um acompanhamento psicoterapêutico.

HIGIENIZAÇÃO

Engana-se quem acha que esfregar a pele na hora de fazer a higiene é o ideal. Lembre-se que sua pele tem excesso de oleosidade, quando mais pressionar maior será o estimulo das glândulas sebáceas que produz a oleosidade da pele, A limpeza deve ser feita diariamente com sabonetes apropriados para pele oleosa, OILL FREE, de forma delicada, e a secagem deve ser somente encostando a toalha limpa para que não aja contaminação com microrganismo, e sua toalha não poderá ser compartilhada com os demais.
Loções tônica adstringentes são recomentáveis pois ajudam no controle de oleosidade.

TRATAMENTOS 

Tratamento com Antibióticos
A Bactéria Propionibacterium acnes é considerado uma patologia (doença) oportunista causando uma variedade de infecções, este microrganismo é principalmente reconhecido pelo seu papel na acne vulgar, pois contribui para a fase inflamatória da doença. Esta relação com a acne vulgar é evidenciada em casos de tratamento com antibióticos nos quais não se obteve êxito por se tratar de linhagens resistentes aos antimicrobianos utilizados.

A terapia oral está centrada no uso da isotretinoína, principalmente na acne severa e resistente a tratamentos anteriores, pela excelente melhora do quadro e segurança no uso, comprovados ao longo de mais de 20 anos de estudo. Antibióticos sistêmicos, anticoncepcionais orais e antiandrogênicos também constituem alternativas eficazes na terapia oral.

Cicatrizes também podem ser tratadas por técnicas mais recentes, como o resurfacing com laser de CO2 e o preenchimento, além da dermabrasão e do uso do "punch".

É importante ressaltar que em casos de Acne de graus mais Severos IV e V, o tratamento compete somente aos Médicos e Dermatologistas, desabilitando profissionais da área de estética a indicar medicamentos de via oral,  por mais experiente que os mesmos sejam, Porem os médicos podem solicitar tratamento em parceria com os profissionais de estética, que usara técnicas para potencializar o tratamento, melhorando os  efeitos secativos, clareador, adstringentes e antissépticas da área diminuindo os efeitos indesejáveis  da acne, Lembre se, cabe ao dermatologista a escolha do melhor método a seu paciente, o que constitui hoje o grande desafio no tratamento da acne vulgar.





Argila
Técnicas de tratamento como a argila, tem se evidenciado nos casos de acne, nos graus mais leves ex: grau I, II e III por promover a redução da oleosidade da pele, do quadro inflamatório da acne, além de
Melhorar o aspecto geral da pele.
A utilização de recursos minerais com finalidade terapêutica, faz parte dos mais antigos e modernos tratados populares. Povos antigos como no Egito já usavam na, estética.  Na Índia até os dias de hoje, é muito empregada no tratamento de muitas doenças. Hipócrates, médico grego, considerado o pai da medicina, frequentemente utilizava a argila em seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la.
É um material natural de granulação muito fina, que quando umedecida, apresenta certa plasticidade, que designa partículas minúsculas que contribuem para seu grande poder de adsorção.
Em tratamentos estéticos controla a produção sebácea e regula a queratinizção. Rica em Cobre, ação anti-inflamatória benéfica na acne e possui pH neutro.

Dependendo dos materiais encontrados nas argilas as máscaras podem ser utilizadas como: secativas, clareadoras, adstringentes e anti-sépticas.

“Para pensar”
“Ao que parece, a profunda relação de dependência do homem com a terra, faz com que esse, perceba que ela possui virtudes e “alguma coisa” que é capaz de restaurar a sua saúde e fazer o bem, de alguma forma. Da terra tiramos nosso alimento, a nossa água e dela depende a nossa vida. Nela reside energia e a força de alento e manutenção da vida. Nada mais sábio do que utilizá-la como remédio"
-autor desconhecido

Saiba mais sobre as argilas acessando o link:
https://micropigmentacaoadrianefigura.blogspot.com.br/2017/06/opcoes-de-tratamento-com-argila.html

Duvidas?  Deixe seu recado ou, 

Agende um horário para uma avaliação, consulte nosso contato:

fonte: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2366&fase=imprime
Acne vulgar/Acne vulgaris.
http://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/04/USO-DA-ARGILA.pdf
USO DA ARGILA NO TRATAMENTO PREVENTIVO DA ACNE NA ADOLESCÊNCIA 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Microagulhamento Para que Serve-Como Age-Onde Encontrar

Oque é Micropigmentação, Dermopigmentação ou Maquiagem Definitiva ?